7 de junho de 2012

Roteiro de 3 dias em Lisboa



Aqui vai uma sugestão de roteiro de 3 dias para conhecer a capital da “Terrinha”. É suficiente para ver bastante coisa e aproveitar muito o que Lisboa tem a oferecer! 

DIA 1 

Comece a “desbravar” Lisboa a partir do Bairro de Belém, de onde os grandes navegadores, como Pedro Alvares Cabral, saíram para desbravar os mares e “descobrir” o Novo Mundo. 

Há duas opções para chegar a Belém: 1) Pegando o Bonde nº15, que sai da Praça do Comércio ou 2) Com o ônibus turístico da cidade, o Lisbon Sightseeing ou o Lisbon Yellow Bus

A primeira parada é o belíssimo Mosteiro dos Jerônimos, construído no século XVI, uma das relíquias da época do auge de Portugal . Do outro lado da estrada está localizado um dos cartões postais da cidade, a Torre de Belém. Também construído na época dos Descobrimentos, era utilizada como Fortaleza para proteger a cidade. 






Caminhando na orla do Rio Tejo, logo se chega ao Monumento aos Descobrimentos. O edifício foi inaugurado em 1960 como Comemoração pelos 500 anos da morte de Infante D. Henrique, o grande responsável por toda a hegemonia de Portugal naquela época. Visionário, patrocinou e incentivou vários navegadores a desbravar os mares. 


Faça uma parada na tradicional Confeitaria de Belém e aproveite para experimentar os famosos pasteizinhos de Belém. São deliciosos! 

Mais tarde, escolha um dos vários museus da área. Ainda interessado em saber mais das Grandes Navegações? Faça uma parada no Museu Marítimo. Gosta de arte? Tente o Museu Berardo. Vale a pena uma visita também no interessante Museu dos Coches, um dos mais visitados de Portugal, com vários carros e carruagens antigas. 

À noite, aproveite a área gastronômica de Docas. 

DIA 2 

O segundo dia pode ser para conhecer o centro de Lisboa e o interessante Bairro de Alfama. Comece na Praça do Rossio, a principal da cidade, onde está a estátua de D Pedro I (os portugueses tem muito orgulho de seus “heróis” nacionais). Dê um pulo no Elevador de Santa Justa, de onde é possível ter uma bela visão da cidade. Continue andando pela Rua Augusta, onde é possível fazer umas comprinhas, até chegar à Praça do Comércio. 





Então, caminhe até a Baixa para pegar o Elétrico 28 (Bonde) para o bairro de Alfama, uma das áreas mais antigas da cidade. O ponto final do Elétrico fica na Rua da Conceição, próximo da Igreja da Madalena. Essa rua fica bem próximo à Praça do Comércio, transversal à Rua Augusta. 

No Bairro de Alfama, é possível ter lindas vistas da cidade. Aproveite para conhecer também o Castelo de São Jorge, construído na Idade Média, e uma das recordações da época em que Portugal esteve sob domínio dos Mouros. 




Curta a noite em um dos bares nas ruas estreitas do Bairro Alto. 

DIA 3 

Aproveite o último dia na capital portuguesa para fazer um “day trip” para Sintra, uma cidade encantadora, cheia de palácios. O famoso escritor inglês Lord Byron disse que esta era provavelmente a cidade mais bonita do mundo e a apelidou de “Glorioso Éden”. 

Chegar à Sintra é muito fácil e não é necessário contratar um tour. Basta pegar o trem para a cidade na estação do Rossio, no centro de Lisboa. O trajeto leva aproximadamente 45 minutos. Para visitar os palácios, pegue o ônibus turístico número 434 que fica ao lado da estação. Sugiro visitar o Palácio Pena, o cartão postal da cidade, construído no século XIX e famoso pela sua arquitetura inusitada. 




Na volta, vale a pena também caminhar pelo centrinho da cidade, ou escolher um dos diversos palácios da cidade: o Palácio Nacional de Sintra, bem próximo ao centro; Palácio da Regaleira; Palácio de Seteais; Castelo Mouro – todos fazem parte da rota dos ônibus turísticos da cidade. O que não falta é opção!

Postar um comentário