Planejando uma viagem com o bebê: 5 dicas essenciais

Quem nunca ouviu (ou repetiu) a frase: "vamos aproveitar para viajar agora, pois depois que vierem os filhos não vai ser mais possível...

Roteiro de 7 dias na Cidade Maravilhosa

O roteiro para os dias 1-5 está indicado aqui


Dia 6 – Jardim Botânico e Lagoa

Uma das áreas mais bonitas da cidade é o Jardim Botânico. Criado em 1808, é considerado um dos 10 mais importantes no mundo. Além da vasta coleção de raras espécies botânicas do Brasil e do mundo, o local é ainda uma ótima opção de lazer para adultos e crianças. Diversos animais silvestres, como macacos, tucanos e camaleões podem ser vistos no ambiente, onde vivem livremente. O ingresso custa R$6 para adultos e é gratuito para crianças até 7 anos e idosos acima de 60 anos. Para chegar ao Jardim Botânico, pegue o ônibus de integração do Metrô na estação Botafogo.












Bem próximo ao Jardim Botânico, encontra-se outra belíssima atração da Cidade Maravilhosa, a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Emoldurada pela paisagem do Cristo Redentor e Floresta da Tijuca, e ao lado de importantes bairros como Ipanema e Leblon, a Lagoa é um dos principais centros de lazer da cidade. São vários parques, quadra de esportes, quadra de patinação e skate, pista para caminhada e corrida, pedalinho, além de restaurantes de diversas especialidades (árabe, japonês, alemão, etc.) com música ao vivo à noite e ambulantes credenciados com lanches e bebidas. Ou seja, opção para se divertir não falta!

A Lagoa também possui um heliponto, onde o visitante pode contratar um passeio panorâmico de helicóptero e admirar, por exemplo, o Cristo Redentor visto do alto. O valor do passeio depende do percurso e da duração. O percurso mais rápido, de 6 minutos, com vista do Cristo Redentor, custa R$150,00 por pessoa (www.helisight.com.br/).





Durante o mês de dezembro, a Lagoa fica ainda mais bonita com a presença da árvore de Natal da Lagoa, a maior árvore de Natal flutuante do mundo. Um espetáculo de luzes e som, que atrai cariocas e visitantes do mundo todo.


Dia 7 – Centro cultural e Niterói
Faça uma imersão na História da cidade no último dia de viagem.

Comece o dia com um delicioso café da manhã na Confeitaria Colombo, uma das mais antigas da cidade ainda em funcionamento. Com mais de 100 anos, a belíssima arquitetura da confeitaria remonta aos tempos da Belle Époque no Rio.


Siga então para a Cinelândia, que atualmente é o centro comercial do Rio de Janeiro. No entorno da praça, encontram-se prédios históricos e muitos locais para visitar, como o Museu Nacional de Belas Artes e o Teatro Municipal. Ambos certamente valem uma visita.


Para os mais interessados em Arte, também vale a pena conferir as exposições no Centro Cultural da Caixa ou no CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil). Sempre com amostras de diversos tipos de arte (fotografia, escultura, pintura, etc.) e entrada gratuita.

Mais alguns minutos de caminhada e você estará no Paço Imperial, local que data da época do Brasil Colônia, com centenas de anos. A sequencia de fotos abaixo mostra como o local evoluiu com o passar do tempo (repare que a Igreja de N.S. do Carmo está presente na maioria das fotos).



Atualmente, o Paço Imperial, mais conhecido como Praça XV, é o local de saída das barcas que vão para a vizinha cidade de Niterói, num trajeto que leva 15 minutos.







Outra opção, para os que desejam conhecer mais a história do Brasil, é visitar o Museu Histórico Nacional, que se localiza ao lado do Paço Imperial.


Caso tenha mais dias...
Aproveite para conhecer o belíssimo litoral do estado do Rio! A partir de 2 dias, já é possível dar uma escapada e conferir uma das várias opções de cidades interessantes que o estado oferece: a badalada Búzios de Brigite Bardot, a histórica Paraty, ou o relax de Ilha Grande. 

Postar um comentário