#

Como se deslocar em Londres

Algumas dicas de como se deslocar de forma rápida e barata pela capital inglesa, incluindo como ir dos aeroportos para o centro: 

CARRO:
Não recomendo circular de carro pela cidade. Os motivos? Londres, como toda cidade grande, possui um trânsito caótico. Para tentar melhorar a situação, o Governo instituiu uma taxa de circulação pelo centro londrino, conhecida como London Congestion Charge. O valor é de £10 por dia (cerca de R$30), para quem circula pela cidade entre 7 e 18hs, nos dias úteis. Além disso, ainda tem o valor do estacionamento  que também não é nada barato: em média £20 a diária.

Com tantas opções de transporte público, que é muito eficiente e eficaz, melhor esquecer a ideia de alugar um carro. Pelo menos durante a semana.
Zona de cobrança da London Congestion Charge. Fonte: http://www.tfl.gov.uk



METRÔ:

Certamente, a melhor forma de transporte na cidade. Maior rede de metrô do mundo, completou 150 anos no último mês de janeiro e possui 270 estações espalhadas em 13 linhas. 

Para andar de metrô, a melhor opção é comprar o Oyster Card, o cartão plástico recarregável que substitui os bilhetes de papel. É muito mais barato que pagar em dinheiro! Por exemplo, o valor da passagem (única), entre a Zona 1, custa £4,50 em dinheiro contra £2,10 no Oyster! (Abril/2013).

Oyster Card. Fonte: http://www.tfl.gov.uk
As estações estão classificadas por zonas, indo da Zona 1 - centro da cidade - até a Zona 9, a área mais afastada (já nas cidades "satélites" ao redor de Londres). O valor da passagem depende da distância percorrida, ou seja, o valor do bilhete para deslocamentos entre as Zonas 1 e 2 será mais barato para deslocamentos entre as Zonas 1 e 5, por exemplo. Porém, não é necessário se preocupar com o valor da passagem, pois o Oyster calcula automaticamente o valor, quando o passageiro entra e sai das estações (sim, é necessário o Oyster para liberar as catracas na saída da estação. Então, nada de perder o cartão no metrô!). 

Quanto devo carregar no Oyster Card? 
A sugestão para visitantes que estão de 3 a 4 dias na cidade é adquirir o cartão e carregá-lo com £30 libras.  Mesmo se os créditos acabarem, é possível recarregar em qualquer estação do metrô. 

O valor vai sendo descontado até um valor máximo por dia, que depende da máxima distância percorrida e do horário. Para deslocamentos entre as Zonas 1 e 2, esse valor fica em, no máximo, £8,80. (Abril/2013).


Uma dica importantíssima! Se quiser economizar no transporte, a melhor forma é nunca pegar o metrô entre 04h30 e 9h29, pois para quem se desloca no horário de rush, o valor da passagem é mais caro. Por exemplo, quem fez vários deslocamentos entre as zonas 1 e 5 em um dia (mais de 3 viagens), vai pagar o valor máximo de £8,90 se for fora do horário de rush, contra £16,40 para quem pegar o metrô até às 9h29! Grande diferença, não é?



Como ir do Aeroporto de Heathrow para o Centro:

A resposta é: metrô! O aeroporto possui 3 estações: uma para atender os Terminais 1,2 e 3; uma para atender o Terminal 4 e mais outra para atender o Terminal 5.

Todas as estações estão na Zona 6, linha Piccadilly Line. O valor da passagem para o centro (Zona 1), fora do horário de rush é de £3,00 e no horário de rush, £5,00. (Abril/2013).

O serviço é diário, de 05h às 23h30.

Outra opção é o serviço Express Heathrow, que vai direto para a estação de Paddington, sem paradas intermediárias. Mais cara, custa £34 por pessoa, ida e volta. (Abril/2013).


Terminal 1 de Heathrow. Fonte: Blog Guia de Férias

Metrô no aeroporto. Fonte: http://heathrowairport.com

TREM

Para ir a Greenwich ou para quem ficar hospedado nos arredores de Londres, a opção é o trem. São duas estações de trem no centro de Londres: London Bridge e Victoria. De lá, é possível fazer a baldeação para o metrô e percorrer toda a cidade.

As estações de trem na Grande Londres também estão divididas por zonas e o preço da passagem funciona igual ao do metrô. O passageiro também pode pagar a passagem utilizando o Oyster Card.

Atenção: Fora da Grande Londres, é necessário comprar um bilhete para andar de trem. Por exemplo, quem vai para Cambridge, Windsor, entre outros.

Como ir até o aeroporto de Gatwick

Utilize o trem para ir até Gatwick. É possível utilizar o serviço Gatwick Express, a partir da estação Victoria em Londres. Não há paradas intermediárias e o trajeto leva 30 minutos. A tarifa de ida e volta custa £23,60 para quem viaja no horário de rush e £11,80 para quem viaja após às 9h29. (Novamente, que diferença!)

Para quem quiser economizar, pode pagar menos utilizando o serviço de trem da Southern Rail. O embarque também é realizado na estação Victoria, mas o trem vai parando em algumas estações no caminho. A tarifa de ida e volta custa £16,40 no horário de rush e £12,90 após 9h29.


TÁXI

O preço do táxi em Londres é praticamente um assalto de tão caro. A tarifa do taxímetro começa em £2,40 e o valor por milha percorrida depende do horário e do dia da semana, sendo aplicadas 3 tarifas diferentes. Em média, o passageiro gasta £8 por milha percorrida...

Neste site, você pode conferir o preço aproximado da corrida entre partida e destino em Londres.

Táxi londrino. Fonte: Blog Guia de Férias
Gostou das dicas? Então aproveite e confira também o nosso roteiro de 5 dias em Londres. 
Postar um comentário

instagram @oguiadeferias