#

Onde comer em Cartagena

Por Julie Ana Speedy

O turista em Cartagena vai logo perceber que a cidade é feita de uma grande mistura de cores, culturas, sabores, com uma pitadinha tropical. E na culinária não poderia ser diferente. A cozinha local é baseada em frutos de mar e utiliza vários ingredientes e temperos tropicais e caribenhos, como o coco, a banana e a mandioca (ou aipim/macaxeira). É uma profusão de sabores!

E para incrementar ainda mais a mistura, Cartagena também possui vários restaurantes internacionais, como destino turístico que se preze.

Enfim, o que não falta são boas opções para o turista! Abaixo uma sugestão de onde comer e beber na cidade:

Restaurante Juan Del Mar (San Diego)

Localizado em frente à Plaza de San Diego, é o restaurante que mais chama a atenção na praça, com suas mesas ao ar livre. Os pratos são baseados na culinária local e, como o próprio nome diz, o carro-chefe são os frutos do mar. Os preços são meio salgadinhos (foi o restaurante mais caro que estivemos na cidade), mas a comida é honesta, os pratos são muito bem servidos (quando dizem para 2, entenda para 4!) e o ambiente é incrível! Vale a pena, principalmente, pela banda de salsa com música ao vivo, às noites!

Paella para dois?!?



Café del Mar (Centro - muralhas)

O famosíssimo Café del Mar, nas muralhas de Cartagena, é um dos bares mais disputados da cidade (ao menos no horário do pôr-do-sol). Mas o bar vale a pena mesmo pela vista. O ponto forte de lá são os drinks e bebidas, mas os preços são super faturados!



El Bistro (Centro)

Esse restaurante francês, nos arredores da Praça Santo Domingo, é uma ótima opção para tapas (aqueles petiscos espanhóis). O horário de tapas é no final da tarde, mas conseguimos comer os petiscos à noite (ok, custou o dobro do preço, mas como é tudo tão baratinho sai muito mais em conta do que em vários restaurantes para jantar). 

O ponto negativo é a venda de drogas no local como eu comentei aqui

Café del Reloj (Centro)

Bistrô em frente à Torre del Reloj, é uma boa opção para um lanchinho. O restaurante, de culinária local, serve petiscos como arepas e empanadas. As entradinhas são apenas isso: entradas/petiscos (leia-se pratos pequenos), mas a apresentação é impecável, os pratos muito saborosos e o atendimento é ótimo!




Pizzarias na Praça Santo Domingo (Centro) 

Como já comentei em um post anterior, os arredores da praça santo domingo são o local mais animado de Cartagena à noite. Na praça mesmo, há várias pizzarias com mesas na rua, disputando clientes (me lembrou muito o ambiente de Trastevere, em Roma!). As pizzas são honestas e bem baratinhas (mas a limonada con coco foi a mais cara que eu tomei!).



Outras opções

- Os restaurantes baratinhos locais (como nossos "PF") são uma ótima opção gostosa e econômica! Por $11.000 pesos, em média (cerca de R$15), você come uma sopa de entrada (ok, é só o caldinho mesmo), um prato com uma carne/peixe/frango, arroz con coco, patacones e salada e um refresco!



- Até chegamos a ir no badaladíssimo El Santíssimo, mas não gostamos do ambiente (fica todo o mundo num "mesão" tipo de refeitório) e desistimos de jantar lá. 

- O Donde Fidel - a melhor casa de salsa de Cartagena - tem várias mesas espalhadas pela praça. Ótima opção para uma cerveja ou drink. 

- Ficamos com muita vontade de ir no La Perla, reconhecido como o melhor restaurante peruano da cidade (e um dos melhores em geral), mas a falta de apetite na última noite somado ao fato de que eu - grávida - não poderia me acabar nos ceviches, fizeram a gente deixar para uma outra oportunidade. 
Postar um comentário

instagram @oguiadeferias