Planejando uma viagem com o bebê: 5 dicas essenciais

Quem nunca ouviu (ou repetiu) a frase: "vamos aproveitar para viajar agora, pois depois que vierem os filhos não vai ser mais possível...

Uma visita ao Museu de Arte Contemporânea (MAC), o símbolo de Niterói

Após alguns meses morando em Niterói, finalmente conseguimos conhecer o "símbolo" da Cidade Sorriso, o Museu de Arte Contemporânea - MAC, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. 

O Museu, que completa 20 anos em 2016, passou um ano fechado para obras e reabriu em grande estilo em junho deste ano (com direito a evento/desfile da badalada grife internacional Louis Vuitton!). 

O MUSEU

Duas características são o diferencial do museu: a arquitetura e a vista. Vale a pena a visita para conferir!



Com relação à arquitetura, na minha opinião, o grande destaque é a rampa que leva à entrada do Museu, que faz o visitante ter uma vista de 360º da e-s-t-o-n-t-e-a-n-t-e paisagem ao redor. 

Do lado de dentro do museu, devido ao ângulo das janelas, o visitante ao olhar para fora tem a sensação de estar "voando" sobre a Baía de Guanabara.


Já a vista... Ah... que beleza! Que escolha perfeita para erguer um museu... As fotos falam por si só. 



Quanto às exposições, não sei se eu realmente não sou tão fã de arte contemporânea, mas as obras do museu não me empolgaram. E, para completar, o espaço de exposições não é muito grande (e, na minha opinião, parece ser mal aproveitado). 



COMO CHEGAR

O museu fica localizado na Praia de Boa Viagem, em Niterói. Essa praia fica bem próxima do centro de Niterói (cerca de 2,5km). As opções para chegar lá, de transporte público, são: 

- Barcas até Niterói (Praça Araribóia) + Ônibus (Linha 47-B): Ao sair da Estação das Barcas, virar à direita e atravessar a rua no sinal, até a pista central. Logo à direita, há vários pontos de ônibus, caminhar até encontrar a Linha 47-B, é o último ponto mais à frente. 

Obs.: Os ônibus de linha (intermunicipais) que vão do Rio ao Niterói não passam pelo MAC. Então o visitante tem que descer nas Barcas e pegar o ônibus no ponto citado acima. 

- Uber: Da Estação das Barcas (Praça Araribóia), uma corrida pelo app Uber sai aproximadamente R$7,00. A corrida de táxi deve dar um pouco mais, os táxis de Niterói são da cor preta. 

Obs.2: Apesar de ser bem pertinho do Centro, não aconselho ir a pé até o MAC, pois o caminho até lá é um pouco deserto. 

VALORES

O ingresso custa R$10,00 por pessoa. A entrada é gratuita para os moradores de Niterói, crianças de até 7 anos, e estudantes da rede pública. Idosos acima de 60 pagam meia entrada. 

E as quartas-feiras a entrada é gratuita para todos. Mais informações sobre valores e horários de funcionamento no site oficial do Museu. 


AINDA SOBRE NITERÓI

Já que você atravessou "a poça" (Baía) para chegar à Niterói, aproveite para conhecer um pouco mais da cidade (que tem muito mais do que o MAC e a vista do Rio). Em breve mais informações aqui no Blog, sobre restaurantes, Praia de Icaraí, Rooftop bar, etc. 

Postar um comentário